O auditor fiscal Orisvaldo Mineiro, associado à AAFFEPI, é o autor da obra "Linguística e Direito - A Polifonia na Petição Inicial”. O livro é dirigido a profissionais, estudantes e pessoas interessadas em se aventurar por questões relacionadas ao direito e à linguagem. A obra oferece ao leitor, a comunicação jurídica analisada sob uma perspectiva inovadora. Fundamentada em preceitos da linguística moderna, como gêneros do discurso, polifonia e outros.
A elaboração do conteúdo foi motivada pela tecnicidade exagerada do “juridiquês”, que dificulta a compreensão da comunicação jurídica, tornando-a cada vez mais restrita. Nesta obra, fazendo uso de um estilo formal, porém semanticamente acessível ao cidadão comum, o autor oportuniza o leitor a perambular pelo universo jurídico por via da interseção com a moderna linguística.
“Nesta obra, oferecemos ao leitor a comunicação jurídica analisada sob uma perspectiva inovadora. Fundamentado em preceitos da linguística moderna, como gêneros do discurso, polifonia e outros, apresentamos diferentes formas de como os atores sociais interagem – implícito e explicitamente - em um texto jurídico (petição inicial). Também apresentamos proposta de estruturação de uma petição inicial com base na linguística textual. O livro é de grande serventia a estudantes e operadores do direito, bem como a todos que tenham interesse em questões da comunicação no mundo jurídico. Vale conferir!”, disse o autor Orisvaldo Mineiro
Orientados pelos conceitos de gênero do discurso e de polifonia – esta manifestada em provérbios, ironias, metáforas, etc. – temos uma análise das formas como a comunicação jurídica se desenvolve no bojo de uma petição inicial. Aqui a relação entre operadores do direito, sociedade (e seus conflitos) e linguagem estilizada são abordados de modo interessante, didático e deleitante.
Os livros podem ser adquiridos no site da editora Dialética: https://loja.editoradialetica.com/
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar