Teve início nesta segunda-feira, 21, na Escola Fazendária, o curso “Auditoria Fiscal Contábil com uso de ECD”, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Fazenda Estadual do Piauí - SINAFFEPI, em parceria com a SEFAZ-PI; e ministrado pelo auditor fiscal Bruno Marçal, servidor da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás.
De acordo com o presidente do SINAFFEPI, Cláudio Costa, a qualificação é destinada aos auditores fiscais “com o propósito de atualizá-los quanto à evolução dos processos de fiscalização e de auditoria, que avançam cada vez mais com o emprego de tecnologias”.
Segundo o Diretor da UNIFIS, Francisco Edson Marques, uma das vantagens dessa qualificação é o aperfeiçoamento do trabalho da auditoria fiscal, uma vez que os servidores vão poder usar a contabilidade no processo de fiscalização das empresas, além do uso das malhas fiscais. “Vai tornar esse processo de fiscalização mais efetivo”, afirma Edson Marques.
O facilitador do curso, auditor fiscal Bruno Marçal (SEFAZ-GO) afirmou que o momento atual é de transição, marcado por administrações tributárias caminhando para um sistema de autorregularização do contribuinte, onde a auditoria de cruzamento de informações fiscais, assim como notas fiscais, escrituração fiscal digital, já estão mais automatizadas dificultando as grandes fraudes estruturais. “Então, o conhecimento de auditoria contábil, assim como o conteúdo de lavagem de dinheiro, que será ministrado, em conjunto, permite que o auditor detecte melhor as fraudes estruturadas, melhorando o conteúdo das representações fiscais para fins penais", explicou..
O curso é dividido em três módulos:
1- Auditoria Contábil e presunções fiscais;
2- Análise de balanço para a criação de malhas fiscais;
3- Funções básicas da lei de lavagem de dinheiro. As aulas acontecem até quinta-feira (24.11).
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar