
Nos últimos dias 3 e 4 de setembro, o Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, foi palco da reunião do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE), em Assembleia Geral. O encontro, promovido pela Associação dos Auditores Fiscais da Fazenda Estadual do Piauí (AAFFEPI), aconteceu em paralelo ao Encontro Regional de Auditores Fiscais do Piauí e reuniu lideranças de entidades fiscais de todo o país.
Para o presidente da AAFFEPI, Cláudio Costa, anfitrião da reunião, sediar o evento fortalece o engajamento dos profissionais piauienses. “Receber uma reunião de trabalho da FEBRAFITE no Piauí é motivo de grande satisfação e demonstra o compromisso dos auditores fiscais locais na construção de um Fisco mais justo e eficiente para todo o Brasil”, afirmou.
No evento, o presidente da FEBRAFITE, Rodrigo Spada, destacou o simbolismo da realização da Assembleia em solo piauiense. “Era um sonho de todos nós fazer uma assembleia aqui no Piauí. "Agradeço ao Cláudio por nos receber, ao Nuno por ter vindo de Portugal e a todos que fortalecem nossa entidade. A FEBRAFITE quer ser exemplo para o país: de cooperação, integração e trabalho coletivo, valores que também pautam a reforma tributária”, disse, ao citar a importância da transição de um “federalismo competitivo” para um “federalismo cooperativo”, com a aprovação da reforma tributária, um dos itens da pauta da reunião.
Representando a Associação Sindical dos Profissionais de Inspeção Tributária e Aduaneira de Portugal (APIT), o presidente Nuno Barroso destacou a parceria histórica entre as entidades. Ele ressaltou a relevância da troca de experiências internacionais e avaliou a reforma tributária brasileira como fundamental para reduzir desigualdades e a chamada “guerra fiscal”.
A abertura conjunta contou ainda com a presença de autoridades locais, como o presidente da Badespi, auditor Marcelo Jannotti Bueno, e o presidente da Piauí Prev, auditor Flávio Chaib.
Presidentes das associações filiadas à Febrafite debateram temas centrais para a carreira, entre eles o Comitê Gestor do IBS e a Lei Orgânica Nacional da Administração Tributária, previstos na reforma tributária, além de projetos em tramitação no Congresso Nacional que impactam diretamente os servidores fiscais, como a reforma administrativa e propostas de mudanças previdenciárias.
Enquanto os auditores fiscais do Piauí assistiram a palestras diversas palestras de interesse da categoria.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar